Resultado de Exames
Prevenção

Você sabe como se prevenir do câncer e ainda levar uma vida mais saudável? Trouxemos 10 dicas valiosas para você começar a adotar o mais rápido possível!

1. Faça seus exames periodicamente. Quanto antes detectarmos a presença do câncer, qualquer tipo que seja, maiores serão as chances de cura e menos agressivo será o tratamento.

2. A obesidade é um problema de saúde pública e o número de pessoas obesas aumenta anualmente. A obesidade causa um estado de inflamação crônica e é um fator de risco para diversos tipos de câncer, inclusive o câncer de mama. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deveria conter diariamente, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Dê preferência às gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que não devem ser expostas a altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.

3. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que duas doses de bebida por dia. As mulheres devem se limitar a uma dose de bebida.

4. O tabagismo é um fator de risco para diversos tipos de câncer. Prejudica não apenas o pulmão mas também boca, laringe, faringe, pele, cabelos, unhas, cordas vocais, entre outros. Cessar o tabagismo é primordial e deve ser encarado como um problema de saúde.

5. Pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana. Atividade física regular reduz a chance de câncer de mama em até 20%!

6. As mulheres devem realizar mamografia anualmente a partir dos 40 anos conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia. Não existe uma idade limítrofe para a realização do exame devendo cada caso ser individualizado. Mulheres que possuem um alto risco para desenvolver um câncer de mama (isto é: histórico familiar de câncer de mama ou ovário, histórico de lesão de alto risco nas mamas, radioterapia torácica prévia, entre outros) devem ter seu rastreamento individualizado com realização de exames mais precocemente.

7. As mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar o preventivo ginecológico periodicamente. Após dois exames com resultado normal com intervalo de um ano, o preventivo pode ser feito a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.

8. É recomendável que mulheres e homens com 50 anos ou mais realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos.

9. Evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

10. Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.

A prevenção é a sua maior aliada, comece hoje mesmo. E em caso de dúvidas, no procure!