Resultado de Exames
Orientações e Cuidados

Nesse texto trouxemos algumas orientações importantes para consultas e cirurgias.

Ao chegar na clínica, será realizado um cadastro. Forneça corretamente seus dados e telefones, e se possível também de um familiar ou pessoa próxima. Essas informações podem, em caso de necessidade, facilitar o nosso contato para passar informações antes ou depois da consulta ou em caso de cirurgia.

Durante a consulta fale de todas as queixas e alterações que notou em seu corpo que a fizeram procurar o médico. Não omita, desvalorizando pequenas alterações mesmo que estas ainda não tenham alterado sua qualidade de vida até o momento. O que pode não ter muita importância para você pode fazer grande diferença na investigação médica.

Sempre que possível traga seu histórico de cirurgias, doenças e exames anteriores das mamas. Algumas vezes será requisitada a avaliação de especialistas em outras áreas antes da cirurgia em função de queixas que não tenham relação direta com a doença que a levou à Mastocentro.

Procure saber o nome, a freqüência e a dose de medicamentos utilizados.

Não se esqueça de informar sobre reações alérgicas.

Se for necessário uma cirurgia, tire suas todas as dúvidas sobre sua cirurgia com o seu mastologista, caso não compreenda, solicite nova explicação. Se ainda não tiver certeza de sua opção de tratamento, solicite uns dias para pensar e marque um retorno tão logo se sinta apta, ou solicite uma segunda opinião com outro de nossos especialistas.

Quando o tratamento cirúrgico estiver decidido, você será encaminhada para uma avaliação com o médico anestesiologista que explicará sobre a anestesia indicada no seu caso.

Caso tenha alguma forma de impedimento para o procedimento marcado, tipo: gripe, febre ou lesões de pele, avise a equipe da Mastocentro tão logo tenha percebido, para que o cirurgião possa remarcar, e assim não se perca a possibilidade de tratar outro paciente que pode estar pronto e no aguardo uma vaga no hospital.

A possibilidade de estar menstruada no dia da cirurgia não contraindica o procedimento.

Atrasos menstruais e possibilidade de gravidez devem sempre ser informados ao cirurgião.

Faça jejum de oito horas antes da cirurgia. A alimentação na véspera não deve ser excessiva, deve manter alguma dieta que já esteja realizando como para diabetes ou hipertensão. Não consuma bebidas com álcool no pré-operatório.

Exercícios físicos serão liberados pelo cirurgião que conduz o seu caso no pós operatório conforme cada procedimento.

Suspenda medicamentos com compostos que possam alterar a coagulação para não aumentar a chance de complicações hemorrágicas, tais como: ácido acetilsalicílico (AAS, aspirina, melhoral), arnica, ginko biloba, por pelo menos uma semana antes ao procedimento proposto.

Caso esteja recebendo tratamento com anticoagulantes como heparina, marevan, xarelto, clopidogrel, apixaban, entre outros, por histórico de trombose ou outras doenças, informe ao cirurgião para que possa definir a melhor estratégia cirúrgica e adaptar o tratamento antes de operar.

O uso de cigarro aumenta riscos de cicatrização inadequada, abertura de ferida operatória, infecção, rejeição de prótese e necrose de retalhos. Se for tabagista esta informação não pode ser omitida, é possível adequar o tratamento para técnicas cirúrgicas menos arriscadas nesses casos.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo WhatsApp: 47 99964-0710