Resultado de Exames
Curiosidades Prevenção

O Outubro Rosa é um movimento mundial que tem como símbolo um laço cor de rosa, símbolo criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, ainda no fim do século XX. 

Rosa foi a cor adotada para simbolizar o câncer de maior incidência e impacto na saúde da mulher, o câncer de mama, e o laço foi utilizado para demonstrar a luta contra este.  

Nos Estados Unidos, berço do movimento, o mês de outubro serve como aviso para que as pacientes procurem a prevenção através de consulta e exames, detectando o câncer quando ele ainda está em seu estágio precoce, onde os tratamentos são menos agressivos e possibilitam maior chance de cura. O movimento luta constantemente pela melhoria do atendimento e saúde da mulher. Em 1990, Nova York iniciou a primeira corrida contra o câncer de mama, e a partir de então, outras cidades adotaram a mesma ideia, ou acrescentaram variações com outros esportes e a iluminação de monumentos turísticos com a cor rosa. A causa ganhou corpo e atualmente no Brasil como no mundo, várias cidades desenvolvem atividades ou eventos que remetem ao movimento Outubro Rosa.

Importante lembrar que a prevenção deve ser feita anualmente em qualquer mês, e o mês de outubro serve para destacar a importância do combate ao câncer de mama. Esperamos que as organizações de combate ao câncer de mama juntem forças para que cobrem melhorias principalmente no sistema de saúde público por parte de nossos governantes, para que as leis já criadas e outras que virão possam ser executadas. 

Leis como a que define que o paciente com câncer não deve esperar mais que sessenta dias para o tratamento, ou a que orienta a reconstrução imediata após a mastectomia, para isso precisamos de condições: estrutura hospitalar, material e equipe condizentes com o que é proposto.

Em Joinville a Mastocentro todo o ano participa do movimento Outubro Rosa, através de palestras públicas com seus especialistas que visam à orientação quanto à prevenção, bem como participam de mutirões de combate ao câncer de mama e reconstrução mamária intensificadas neste mês.